Thursday, September 9, 2010

Dia do Médico Veterinário

Hoje, dia nove de setembro é o dia do Médico Veterinário. Minha profissão.
Antigamente, tipo uns 10 anos atrás, no dia do Médico Veterinário, costumava ganhar presentes de clientes, de laboratórios, o Conselho Regional e Federal de Medicina Veterinária costumava fazer chamadas televisivas em horário nobre, enaltecendo a profissão. Profissão essa que não se limita apenas a ser um "doutor de cachorrinhos de madame" como já ouvi muitas e muitas vezes. A profissão de Médico Veterinário abrange uma enorme área relacionada a saúde.


Além do óbvio, que todos sabem, existem os clínicos e especialistas como na medicina humana. Então temos os clínicos gerais, que são a maioria, e suas ramificações como cirurgia, dermatologia, oftalmologia, pediatria, geriatria, anestesia, enfim, quase tudo que temos como especializações em humanos. Na época que eu era acadêmico da graduação, tinha um posterzinho distribuído pela Purina que nos chamavam de 21 médicos em um. Fazendo uma alusão que todo Médico Veterinário acumulava todas as funções e especializações que existe na medicina humana. Ou seja, o cara era clínico, operava, anestesiava, fazia partos, tratava de problemas dos olhos dos cães e gatos, vacinava, se o bicho morria era ele que fazia a necrópsia e dava o laudo final, dava aulas, tirava raios x, que ele mesmo revelava e emitia o laudo, internava, fazia de tudo um pouco. Ou de tudo, muito.


Felizmente, este conceito de Médico "Purina" está em desuso com as centenas de especializações existentes e o afunilamento para que cada profissional seja cada vez mais dedicados a uma determinada área ou sub área. É bom e não é. É bom que existam cada vez mais gente especializada em determinada função como anestesistas, criando profissionais cada vez melhores na sua área. Ou seja, profissionais que possamos contar de forma segura e prática. Por outro lado, com a ultra especialização, tipo os que existem em medicina humana, como o ortopedista que é especializado apenas em carpos e metacarpos da mão direita, fazem com que determinados profissionais fiquem tão míopes na sua área que esquece de ver o paciente como um todo. E isso é ruim. Mesmo sabendo que tal profissional sabe muito de alguma área, se ele não enxerga o paciente como um todo, acaba falhando no conjunto.


Além da área médica propriamente dita, existem Médicos Veterinários que fiscalizam abatedouros, estabelecimentos médicos, veterinários, de alimentação, de medicamentos. Ou seja, a carne que consumimos está intimamente ligada ao trabalho de um Médico Veterinário.


Enfim, voltando ao assunto de presentes, costumava ganhar presentes bons, como vinhos, perfumes caros, cestas de cafés da manhã, bombons e também coisas inúteis como flores, cartões etc. Ok, eu gosto de receber cartões. Este ano, ganhei um (isso mesmo, UM!) bombom Sonho de Valsa de um laboratório. E uma amiga, a Daniela Prado da LordCão, pagou o meu almoço. E um cliente me deu uma caixinha de madeira com o desenho de um westie na tampa. Com um cartão. Recebi também alguns emails me parabenizando. Apenas de laboratórios e outros veterinários.


Feliz Dia do Médico Veterinário!

No comments:

Post a Comment