Thursday, January 13, 2011

DOAÇÕES PARA AS VITIMAS DA ENCHENTE - REGIÃO SERRANA - RJ

Um dia após a tragédia das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, vendo as imagens pela TV tive uma pequena idéia do que acometeu aquela área.

Algumas imagens perfuraram meu cérebro e tão cedo não apagarei da minha memória cenas tão tristes que fizeram que lágrimas rolassem pelo meu rosto de forma tão silenciosa.

Uma senhora idosa presa a uma laje da própria casa, agarrada a um de seus cães, 
infelizmente todos levados pela água, tentando salvar a si e o pequeno cão de estimação. Um amigo da academia já tinha comentado sobre estas imagens e já tinha me feito ficar angustiado com a situação. Vendo pela TV no noticiário me deixou mais angustiado ainda.

Outra cena que fez escorrer mais lágrimas foi a de uma senhora também idosa no enterro da filha, da neta e do bisneto, num pequeno caixão branco. Como disse no Twitter, é incalculável a dor das pessoas que se foram carregadas pelas águas ou soterradas pelos destroços, lama e construções, mas a dor de quem fica é maior. A dor de quem enterra seus parentes e amigos.

Mas felizmente, houve uma imagem que me fez chorar, mas de alívio, de felicidade, coisa tão difícil de se ter num momento como este. A imagem de uma criança de colo sendo resgatado vivo, sem qualquer ferimento, apenas com uma carinha de quem não entendia bem o que havia acontecido nas últimas 15 horas, tempo em que ficou soterrado, abraçado pelo pai, que não o soltou em momento algum, protegendo seu precioso rebento contra o reboco, a lama e a água que os soterraram. Felicidade maior foi saber que o pai também sobreviveu.

As pessoas dessas áreas (Teresópolis, Friburgo, Petrópolis e Sumidouro) agora precisam de tudo, mas começando com itens básicos de sobrevivência.
Listarei alguns itens que podem ser doados por qualquer um de nós, seja apenas um item ou vários.
1- Água potável. Como houve interrupção de diversos ramais de distribuição de água, falta água para beber, cozinhar, para higiene. Podem ser doados em garrafas de água mineral ou galões maiores.
2- Alimentos não perecíveis. A primeira coisa que pensamos quando lemos "alimentos perecíveis" é de sacos de arroz, feijão, latas de óleo, açúcar, leite em pó entre outros. Mas conhecendo a precariedade do lugar onde as pessoas estão, o arroz e o feijão, apesar de conter nutrientes essenciais, são alimentos de cozimento lento. Isso consome muito tempo, água e fonte de energia (gás, que também é um item carente na região). Para um socorro emergencial, precisamos de alimentos que sejam de fácil cocção e, mesmo que não tenha um valor nutricional ideal, servem para "matar a fome". Logo, alimentos como macarrão e os instantâneos ("miojo") são os ideais para serem doados. Para as crianças, o leite em pó é importante, mas lembremos que para o preparo do leite em pó, é necessário água potável. Ou seja, outro item fundamental, que é raro nesta ocasião. Então, ao invés de doar latas de leite em pó, prefira leites em caixa do tipo longa vida. Ainda, suplementos alimentares como Mucilon, achocolatados, farinha láctea e outros produtos a serem misturados ao leite para torná-lo mais consistente e "matar a fome" mesmo que momentaneamente. Lembrando que todos estes itens são produtos baratos e qualquer quantidade já é um início para a ajuda. Outros alimentos para serem doados são os biscoitos de qualquer tipo (simples, recheados, doces ou salgados), pois não precisam de cozimento nem de outros cuidados maiores para serem consumidos. Ou seja, preenchem o vazio do estômago e pode ser consumido em qualquer lugar, sem necessidade de talheres ou panelas.
3- Produtos de higiene pessoal. Fraldas descartáveis, fraldas geriátricas, papel higiênico, absorventes íntimos, sabonetes, shampoos, sabão de coco, detergentes, água sanitária (ou cloro), pasta e escova de dente, papel toalha e outros.
4- Roupas e cobertores. Dêem preferência a roupas íntimas como calcinhas e cuecas de qualquer tamanho, principalmente os grandes, pois há uma grande população idosa que necessita destes itens. Roupas em geral, é claro que sempre temos no nosso armário algum que não iremos mais utilizar, mas são os menos importantes, uma vez que a maioria das pessoas já estão doando. Roupas infantis são importantes, incluindo roupas íntimas e calçados para as crianças e bebês. Apesar do calor e as pessoas, muitas vezes acharem desnecessários, os cobertores são importantes sim. Muitas vezes não para alguém se cobrir, mas para forrar o duro chão de onde estão. Ou para realmente cobrirem pessoas adoentadas que perdem calor facilmente devido a feridas e/ou infecções.
5- Para quem tem acesso a medicamentos, os comumente usados nessas ocasiões são principalmente os antibióticos, antiinflamatórios e os analgésicos. Quem puder doar Benzetacil, amoxicilina, azitromicina, cefalosporinas, Flagyl (antibióticos), cetoprofeno, meloxicam, piroxicam (antiinflamatórios) e tramadol, dipirona, paracetamol, ibuprofeno (analgésicos) também serão de grande valia. Sabemos que para a compra de antibióticos hoje em dia só com receituário médico especial, mas quem tiver estes medicamentos, mesmo que parcialmente consumidos e dentro da validade, peço que doem assim mesmo.
6- Insumos médicos. Gaze, algodão, produtos de assepsia e antissepsia (Merthiolate, Povidine, álcool [70 e 98º], água oxigenada, soro fisiológico), esparadrapo, ataduras de crepon, termômetros, repelentes [principalmente os infantís], pomadas para assaduras (Hipoglós) de crianças, lenços umedecidos ("baby wipes").
7- Dinheiro. Eu não irei arrecadar dinheiro em espécie. Se alguém preferir que eu compre algum produto, farei no meu cartão de crédito e depois vemos como farei para receber a quantia, que será devidamente comprovada através de nota fiscal.
8- Produtos veterinários. Ainda não temos dados para coleta deste tipo de produto. Mas ficamos sabendo que um abrigo em Teresópolis da Bebete Filpi teve um muro desabado que levou cinco cães a morte. Em breve, assim que tiver alguma posição, irei informar a todos que puderem ajudar.

"Contas para doações em dinheiroA Prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, a conta corrente é número 110000-9, na Agência 0741-2. Há também a conta 2011-1, Agência 4146, da Caixa Econômica Federal. O CNPJ da Prefeitura é número 29.138.369/0001-47. Outras contas:
Prefeitura de Nova FriburgoBanco: Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3
Defesa Civil – RJ
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0
Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ 02932524/0001-46
Banco: Itaú
Agência: 5673
Conta: 00594-7

Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta: 1490-8
ou
Banco: Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta: 32.000-5"
(Fonte: site do G1.com.br)
Para quem prefere entregar as doações para pessoas conhecidas, estou abrindo um grande espaço dentro da minha clínica para receber as doações para serem levadas e distribuídas por pessoas de confiança, como o Caique e sua esposa (ambos Policiais Federais) e outras pessoas da Defesa Civil.
O Caique irá passar na segunda feira para coletar os donativos, mas segundo a minha amiga Daniela Prado, mesmo durante o fim de semana, haverão outras pessoas indo de carro para a região serrana levando os mantimentos, para que o intervalo seja o menor possível para as vítimas da enchente.

Local na Zona Sul:
KENKO PET VETERINÁRIA
Rua Anita Garibaldi, 60 loja i
Copacabana (Bairro Peixoto)
Telefone: 2235-6201 e 2235-3631
Celular: 8193-8339 (Dr. Marcos)
Horário de funcionamento: segunda a sexta de 09:00 as 18:00, sábados de 09:00 as 16:00. Domingos não abrimos, mas caso alguém queira fazer doações, ligue e marque um horário que iremos receber. O mesmo para outros horários que não estiver aberta.

DANIELA PRADO
Celular: 9642-4412 / 7872-9046
Gávea

Por favor, divulguem por quaisquer meios (telefone, e-mail, Orkut, Facebook, Twitter) para fazer ao máximo a quem precisa.

Se outras pessoas quiserem fazer outros postos de coleta, por favor me informe para atualizar esta página com novos dados!

1 comment:

  1. Parabéns pela iniciativa, estou divulgando por todas as redes sociais.

    ReplyDelete