Tuesday, January 18, 2011

Um pequeno milagre

Este é um cãozinho resgatado nas enchentes de Teresópolis em um dos primeiros bairros atingidos e deve ter por volta de 2 anos de idade, pela sua dentição. É macho, sem raça definida, de pequeno porte, criptorquida e, além de muito assustado ainda (também pudera, né?), é muito carinhoso e sociável. Está temporariamente na clínica Kenko Pet a espera de adoção.




Mas por que ele veio parar na clínica? Uma pseudocliente foi ontem pela manhã na clínica perguntando se tínhamos algum cão pequeno para ser adotado, pois seria dado de presente para a avó, viúva e solitária que gostaria de uma companhia tranquila. No mesmo momento, liguei para a nossa amiga adestradora e sempre presente em assuntos caninos e felinos, Daniela Prado (Lord Cão), que estava justamente em um abrigo de Terê, dando suporte. Chegamos a conclusão que a melhor opção para uma senhora idosa seria um cãozinho pequeno, já adulto, mas jovem e que não precisasse passar pela fase chata (mas muito boa também) de filhote.


Escolhemos esse carinha que desceu no carro da Daniela na mesma tarde, chegando na clínica pouco após as 19h. Eis que ligo para a cliente que tinha solicitado e ela me diz que a avó iria viajar para fora do país por algum tempo, que não poderia assumir qualquer compromisso por agora, mas que "quando ela voltasse", iria pensar em adotá-lo. Infelizmente tem gente ainda que "brinca" com coisas sérias. É claro que eu também deveria ter ficado mais cético e seletivo na conversa, como normalmente sou. Fui influenciado pela comoção que assola todo o Rio de Janeiro e o Brasil e deixei-me levar numa conversa fiada. Mas ver imagens do abrigo que necessita de muita ajuda de todos os tipos, realmente não pensei uma segunda vez para tentar conseguir que seja uma única adoção de um cão com tão pouco tempo de vida e tanta história para contar.


Chegando na clínica, demos comida e água e medicamos contra pulgas e vermes. Ele é um pouco magro, mas nada patológico e pelo comportamento com as pessoas, não parece ter sido um cão de rua, segundo avaliação da Daniela Prado. Tem uma pequena anomalia chamada de criptorquidismo, que é caracterizada pela presença de um dos testículos fora da bolsa escrotal, onde deveria estar, mas está em região inguinal. Coletamos o sangue dele para uma análise inicial para saber um pouco mais sobre ele. E estando tudo bem, deve ser castrado por nós ainda esta semana, provavelmente amanhã.


O casal Roberta e Jörgen da Pet Delícia ficou encantado com o pequeno e como somos vizinhos, ele vai passar o dia de hoje lá na Pet Delícia só recuperando o peso perdido estes dias! Viva o cãozinho! Viva o casal! Viva a Pet Delícia! Viva a Daniela Prado! Viva a Lord Cão!
Jörgen
Roberta, o cãozinho resgatado e Tangerina do lado

No comments:

Post a Comment